Construa O Seu Sensor De Nível De Caixa D´água — Detalhes da Construção

Este é um circuito bastante clássico. Há vários deles na blogosfera, apresentando desempenho e configuração similares; o que fizemos, a partir do circuito básico, foi criar uma PCI para ele (utilizamos o gEDA, mas qualquer um pode reproduzi-lo a partir do Fritz, do Eagle ou do KiCad, por exemplos, além do fato de fornecermos os diagramas e as placas prontas) e, aproveitando o fato de haver sete níveis de medida, adaptamos, na PCI, uma tomada RJ48 fêmea, assim será possível estender a leitura via cabo de rede convencional plano. Vemos, a seguir, o esquema padrão do sensor.

Como esse CI não permite o modo ponto, ou seja, após atingir o próximo nível, ele mantém aceso o anterior, fica a critério do usuário a simbologia da cor dos leds. No circuito atual, o led vermelho é o último (sétimo nível). No desenho original, vê-se, tem um buzzer, a indicar a capacidade máxima do reservatório. Optei por mantê-lo, até mesmo por que meu desenho contempla uma chave geral, para o circuito. Este buzzer pode se tornar irritante, por isso a chave geral.

croqui original do circuito do sensor
Circuito original do sensor. Como no original, o sétimo led é vermelho, no nosso circuito, a indicar a máxima capacidade do reservatório.

Este circuito é particularmente fácil de fazer, não só por dispor de poucos componentes, fáceis de adquirir, como apresenta uma vantagem adicional: não são necessárias adaptações de roldanas, como em circuitos que vi, anteriores a este (havia um circuito bem simples, mas com um potenciômetro. Ora, este tem um curso típico de 270º e a caixa apresenta, no azimute, 90º. Logo, seria necessário aplicar redução, via roldanas ou engrenagens, fragilizando e dificultando o projeto. Desisti).

Este tem um bastão, ligeiramente menor que a altura da caixa, onde se dividem proporcionalmente sete (7) níveis a partir do nível mínimo da caixa (forneceremos mais detalhes). E o cabo paralelo ajuda, pois podemos, dentro dos limites aceitáveis, estender a distância entre o coletor e o sensor. Vide croqui.

Croqui do circuito cabeado
Com o cabo de rede e conectores RJ48, podemos estender a interface, permitindo bastante flexibilidade ao projeto.

Faremos a tentativa de abrigar todo o conjunto numa caixa de alvenaria, com as furações dos leds e da saída de áudio do buzzer, claro, o que, além de conferir bastante estética, permitirá um maior controle. Uma chave geral parao pequeno aparelho também está prevista, pois recomenda-se não o deixar ligado direto, tanto pelo barulho do buzzer como pelo problema de deixar o material eletrificado dentro da água, o que acarretará sua vida útil menor (corrosão pelo azinhavre).

Um comentário sobre “Construa O Seu Sensor De Nível De Caixa D´água — Detalhes da Construção

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s