Construa O Seu Sensor De Nível De Caixa D´água — O Bastão De Coleta

O bastão de aquisição de dados ou simplesmente bastão de coleta é um dispositivo simples, feito a partir de um cano PVC e contendo 8 (oito) pontos de contato com a água, sete deles para detecção do nível do reservatório e o último como elemento comum, casando perfeitamente o número mágico para um cabo UDP e seus correspondentes conectores RJ48. O cabo pode ter qualquer extensão razoável, até, digamos, uns vinte metros distante do sensor, haja vista a queda de diferencial ser compensada pelos resistores, calculados com boa tolerância.

Sua conexão se dá via conector RJ48 fêmea e este contém os pontos de contato com a água. Esses pontos de contato devem ser bem isolados, para não dar falsos positivos, e devem ser proporcionalmente espaçados. A altura do bastão deve ser compatível com a altura da caixa, permitindo o seu fechamento e os pontos 1 e 7 devem estar, respectivamente, acima do esgotadouro da caixa, e pouco abaixo do ladrão ou do nível da boia, ambos levemente. Não há uma regra geral. Um pouco de tentativa e erro será necessário, já que não há uma caixa universal.

Croqui da caixa com o bastão de aquisição, para efeito de comparação.

O terminal comum (pino 8) percorre toda a extensão do bastão de dados. E cada nível corresponde a um pino do terminal RJ48; assim, será possível utilizar um cabo convencional UTP para a conexão e a codificação pode ser qualquer uma, mas recomendamos utilizar os TIA 568{A,B}, até porque os cabos são planos, não cruzados e podem, neste caso, ser reutilizados ou aproveitados de algum cabo sobrando.

568A plano

Procure deixar contato com a água, nos pontos de conexão {1:7}, o mínimo possível, para evitar falsos positivos.

Pronto; com esses pequenos macetes, temos o bastão de aquisição pronto para imersão e testes.

Um comentário sobre “Construa O Seu Sensor De Nível De Caixa D´água — O Bastão De Coleta

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s