Às vezes, queremos comentar pequenos trechos da nossa página. Como em qualquer linguagem de computadores, ao se comentar um trecho qualquer, este só será visível em modo de edição, o que é útil para ajudar aos formatadores a entenderem aquele trecho, como está programado, o que faz aquele tópico, etc. No caso específico de HTML, os comentários ajudam o formatador da página, dando-lhe informações que ficam transparentes para o leitor da página. A TAG para iniciar um comentário, o qual pode se desenvolver em várias linhas de texto, é <!– (MenorQUE, Exclamação, hífen, hífen – tudo junto, sem espaço). A partir deste ponto, tudo é tratado como comentário, não sendo exibido pelo seu Navegador, até o HTML encontrar a Tag para finalizar o efeito. Para finalizá-lo, basta indicar o fechamento da TAG de comentários com –> (hífen, hífen, MaiorQUE. esta é uma das poucas TAGS que não fecham com a Barra, a exemplo também da TAG IMG).
Digamos que estou escrevendo um texto e quero sinalizar para o Moderador que determinado trecho não está concluso, ainda. Posso me valer dos comentários, vez que o Moderador analisará o código-fonte do que fora enviado, à cata de possíveis problemas.
Vejamos um exemplo:
“… Para calcular a corrente, precisamos saber, pelo menos, duas grandezas: a voltagem e a resistência…”.
<!– Atenção Moderador. Colocar Gráfico da URL Aqui!!! –>

O que será visto pelo leitor:
“… Para calcular a corrente, precisamos saber, pelo menos, duas grandezas: a voltagem e a resistência…”.
O Moderador / diagramador da página, pelo que se falou, vai ler o código-fonte e vai ver os comentários. Para o leitor, é transparente. Literalmente transparente, ou seja, não viu as informações que só tinham relevância para quem vai editar o conteúdo. Num artigo, em um comentário em um blogue, exemplos, tu podes colocar comentários para registrar data, URL do tópico, etc. Bastante útil.