O Gschem foi um dos projetos pioneiros de Alez. Ele vem em módulo, diferentemente dos softwares comerciais, como Eagle, que vem em monobloco, ou seja, mesmo que não se precise de determinado recurso, este aloca a memória. o Eagle tem uma vasta biblioteca de componentes (footprint, para o gEDA). Mas reiteramos o emprego do gEDA, por estar em evolução constante e por S. L.

No gEDA (exemplo também do KiCad), só invocamos a função necessária no momento, diferentemente dos softwares comerciais. Daí se cria um esquema, no Gschem, e invoca-se o PCB, o gsch2pcb ou o seu ‘Front End’ gráfico (gschem2pcb) para a confecção da PCI. Uma diferença marcante entre o Eagle e o gEDA é que os dois utilizam nomenclatura diferente para se referir ao encapsulamento do componente.

O gEDA o chama de footprint. O Eagle, por sua vez, de package. No gEDA, além de ser mais fácil assinalar um novo encapsulamento ou footprint, também se pode escolher como estes vão ser “resolvidos”, se através de macros (método M4) ou através de símbolos (método conhecido como “newlib“, onde cada componente e seu footprint se apresentam como um arquivo em separado).

Recomendamos o segundo método, pois o primeiro está totalmente obsoleto. Mantido apenas por questão de compatibilidade. Nas Fontes de Referência, indicamos um excelente tutorial sobre o gEDA. Ele contém muitas informações, inclusive como informar o uso do método “NewLib” na geração dos encapsulamentos e é um excelente tutorial, para entendimento de alguns conceitos futuros. Leia-o, por favor. Ensina, inclusive, a criar novos footprints; todos estes ‘linques’ sugeridos são excelentes fontes de aprofundamento.

Abaixo, imagem do Gschem com um esquema de um carregador solar, o qual terá os arquivos disponibilizados, brevemente:

Tela GSchem - Original

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s