O PCB tem tudo o que se pode esperar em um software gerador de PCB (ou, em português, PCI): auto-roteamento, riqueza de recursos de atualização de footprints e de componentes e tem algo comum a todo software GNU/Linux: muitos atalhos de teclado. Para quem gosta de utilizar atalhos, é um prato cheio e o usuário se sentirá em casa.
A maioria dos comandos de roteamento e de seleção, por exemplo, ou se utiliza o rato,  acionando-os via ícones, ou utiliza a extensão de F1:F9 (F10 acessa o Menu), F11, F12.
Estando com o rato sobre uma trilha, por exemplo, para aumentar sua largura, simplesmente pressione S. Para fazer o contrário, utiliza-se Shift+S, ou seja, a tecla Shift é o complemento de comandos: sem o Shift ¹, faz o efeito; com ele, reverte-o.
¹ Lembre-se de que o Shift é a única tecla totalmente intercambiável, no teclado do PC. Qualquer outra tecla tem funções diferentes, dependendo se está à esquerda ou à direita. Por isso, dizemos apenas Shift. O Shift, em sua função essencial, desloca o teclado, literalmente. Para ficar bem claro, basta lembrar a tecla TAB. Com o Shift, ela tabula à direita; Shift, claro, inverte o sentido da tabulação.

Abaixo, vemos uma amostra do PCB com um desenho roteado:

gEDA - Tela com PCI

Estando com o arquivo “.pcb” carregado, pressione Shift+Tab para mudar de camada de impressão. Na imagem anterior, vemos a camada de componentes; se pressiona Shift+Tab, veremos a camada de cobre.
É esta camada que você deve exportar para um formato gráfico, utilizando o próprio PCB, pois a placa, como deve saber, é impressa inversamente, em se tratando de montagem “Through Hole“, perfurada. No caso de placas com tecnologia SMD, imprima e exporte a camada “Silk”.

Agora, vamos ver mais um recurso do PCB: polígono. O recurso polígono, assim como o seu similar, retângulo, é indicado quando precisamos de uma blindagem em um circuito. Com efeito, ele proporciona um excelente recurso de blindagem, além de deixar a placa, esteticamente falando, com aparência bastante profissional.
Mas, além destes aspectos, os recursos polígono e retângulo provocam um efeito colateral muito importante, do ponto de vista econômico: menos cobre é retirado da placa, e, consequentemente, menos ácido é necessário e menos tempo para a corrosão. Só não são indicados, estes dois comandos, caso o leitor não disponha de meios para realizar uma boa prensagem, já que a placa passará a ter conexões bem mais próximas. Uma montagem manual, com estes comandos, não é nem pouco prática. Seria recomendável em caso de Silk Screen ou de material fotossensível.

Pois bem. De posse dos arquivos (será fornecido link, oportunamente, para isso), abra o arquivo “charger.batt.12v.univ.sun.simple.2.pcb”. Pressione F5 ou selecione, com o rato, à esquerda, a opção Retângulo.
Veja que o cursor de transforma numa seta em forma de asa delta. Clique, acima da placa já roteada e arraste até embaixo; veja que o PCB destaca a área selecionada. Clique. Você acaba de definir o final do polígono onde será aplicado o efeito; clique de novo, para aplicar.

O PCB mostra a placa toda envolvida em uma blindagem, como se pode ver, a seguir:

gEDA - Tela com PCI Polígono

Pronto. Como podemos ver, a placa apresenta agora uma blindagem sobre o próprio cobre, economizando ácido na corrosão e com um aspecto bastante agradável.

São sugeridos vários links para aprofundamento e a suíte mantém uma página “on-line” de consulta, mas, se se tratar de consulta rápida, o Gschem exibe, ao lado de cada opção de menu, o seu acesso rápido e o PCB também tem a sua consulta rápida de teclas aceleradoras.
Basta invocar: Menu Info → Key Bindins e o programa mostrará as principais teclas aceleradoras.

Anúncios

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s