Surgiram, aos poucos, opções pagas e gratuitas e, no caso do gEDA, livres. Mencione-se também o KiCad, pois este, além de gratuito e livre, tem recursos excelentes, como visualização em 3D das PCI’s. Não cobriremos o KiCad aqui, neste tutorial, à guisa de sucintez; detalhes podem ser obtidos no Elo acima, inclusive com opção de baixar para vários S. O.s | Arquiteturas.

Imagem do KiCad, Esquema

Imagem do KiCad ilustra bem o poder deste bem aclamado EDA.

Surge o Eagle: EDA ao alcance do pequeno Integrador

Surge o Eagle, software responsável por grande mudança de paradigma, tanto no que se refere ao preço, bastante acessível, se considerar o preço de softwares anteriores, bem como o foco, pois o Eagle passa a ver o pequeno projetista, o pequeno empresário e o hobista como públicos merecedores de toda a atenção, cada qual no seu segmento. O Eagle tem, além de vasta biblioteca de componentes, com vários encapsulamentos, Packages ou Footprints, a possibilidade de o usuário alterar ou criar novos destes componentes. Não defendemos a adoção do Eagle pelo fato de este não ser gratuito (ou o ser, com limitações) e, principalmente, por não ser livre, ou seja, não há como fazer melhorias neste. É um pacote proprietário. Na página de download do Eagle, podemos ver a política de preços e as limitações impostas, de acordo com a opção de aquisição. Veremos que há pacotes (Captura, PCB, Simulação etc) não disponíveis para determinados países. Isso não ocorre com Software Livre; com S. L., um dos maiores cuidados tem sido, historicamente, a Localização | Idioma. O Eagle pode ser baixado, na sua versão “freeware”. Caso se deseje uma opção com mais recursos, acesse (“”Pricing””) a página de aquisição do pacote, de acordo com a conveniência preço X ferramentas. Abaixo, vemos uma simulação de aquisição da versão “Standard” para três usuários. O preço, conforme podemos ver, inclui Captura, Board e Autorouter. As versões “Student” e “light” têm poucas vantagens frente à versão “Freeware“, a não ser o tamanho da placa (PCI) e o período de Licença (ilimitado).

Tabela de Preços Eagle - Light

Mas, reiterando, estamos falando em Liberdade, mesmo que o custo seja importante. Saber que um software permite que eu faça alterações nele e as possa compartilhar, “não tem preço”. Por isso, desde que conheci o gEDA, eu o adotei e sempre que posso contribuo como me é possível (encontrando bugs, sugerindo recursos, tradução, desenhando novos footprints etc).

Anúncios

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s