Às vezes, instalamos uma distro GNU-Linux em uma máquina relativamente moderna, a qual sabemos dispor de aceleração de vídeo aceitável, mas, mesmo assim, o desempenho da placa gráfica embarcada é sofrível. A culpa pode não ser da placa em si, e sim do driver, o qual sofreu alteração na forma de como ele faz as renderizações, via Kernel.

Essa solução é válida para quem utiliza o servidor gráfico xorg e não é necessário gerar um xorg.conf para a placa, e sim um arquivo específico para as placas Intel, como veremos a seguir.
O arquivo sugerido tem duas entradas comentadas. Você pode descomentar uma ou outra ou ambas e testar. Em nossos testes, somente descomentar a primeira linha com o Cerquilha resolveu e nos proveu bom desempenho, sem engasgo!
O que a primeira linha comentada faz é informar ao GNU-Linux o método preferencial, no caso de hardware mais recente, de DRI (Direct Rendering Infrastructure) nível 3; a segunda linha comentada habilita o TearFree, método de acesso ao vídeo sem engasgo. Observe que acima já está declarado o protocolo Sand Bridge New Acceleration (SNA). Se sua máquina não suportar este novo método, tente colocar o UXA.

Coloque estas instruções no arquivo de configuração: /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf; caso não exista, basta criá-lo, com o seu editor preferido:

Section "Device"
           Identifier "Intel Graphics"
           Driver "intel"
           Option "AccelMethod" "sna"
           #Option "DRI" "3"
           #Option "TearFree" "True"
 EndSection

Para informações adicionais, leia Gráficos Intel, Parâmetros para SNA

Para mais flexibilidade, na hora de testar, pode-se chavear para o modo 3 (Ambiente Texto com acesso à Rede) e depois retornar ao 5 (Ambiente Gráfico), após os ajustes, evitando ter que reiniciar a máquina.

Autor: Morvan

Anúncios

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s