Terminamos aqui a montagem do nosso radinho de galena. Abaixo, vemos o rádio montado (já testado, com e sem saída amplificada, só com o fone de cristal) e totalmente funcional.

Rádio pronto. Diminuto. Indescritível a sensação de ouvi-lo pela primeira vez, só com o fone de cristal.

Qualquer dúvida, mande-nos mensagem e ajudaremos a montar o seu rádio de galena. Este da foto, ainda sem chassi, mas totalmente operacional, pegou várias emissoras, aqui em Fortaleza, com apenas  um fio solto em cima do alpendre da casa. Também de improviso, como já falado, o fone de cristal, aproveitado de um velho microondas. O resistor, como dito, é para casar a impedância deste auto-falante com a saída do diodo. Podes manipular o seu valor, bem como suprimi-lo. Questão de testar.

Não disponibilizarei os arquivos do gEDA, mas os envio por e-mail, caso alguém se interesse; apenas considero tão simples que apenas reproduzo a placa de circuito impresso, ao lado, para alguém, se quiser, utilizá-la, já em tamanho natural e com o cobreado pronto para montagem no estilo “trough hole“. A montagem pode ser feita em ponte de terminais e até mesmo, se se dispuser, de uma protoboard, a qual é muito útil na fase de testes.

Rádio pronto. Sem o chassi. Observe o variável. Bem antigo. Raro, até. Cinco seções (duas para AM, três para FM, que são as seções com menos lâminas. Este variável eu trouxe, de Itapipoca, há mais de trinta anos, achado em uma sucata. Consertei-o, pois ele estava com duas seções soltas e hoje ele me é uma raridade e me há servido para fazer um novo galena.

O que virá a Seguir?

Bom, temos muitas coisas para fazer. Rádio de galena com bobina comercial, rádio AM heteródino (tipo comercial), rádio FM heteródino, seguidor de sinal, etc. Podem aguardar, pois muita coisa boa virá. Este blogue tem o compromisso de discutir tecnologia, e, às vezes, revemos o que parece obsoleto e não o é. Apenas a tecnologia vai criando alternativas. No caso de um PEM, artificial ou natural, por exemplo, o rádio de galena seria, ao lado dos valvulados, imune aos pulsos. Tecnologia é isso. É fazer o melhor, sempre.

Sugira. Peça algo a ser discutido, aqui no nosso cantinho de tecnologia. Utilize a página de contato, para isso. Promete-se analisar cada mensagem. E boa rádio-experiência.

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s