O Capacitor (Fixo, C1)

Após o diodo temos o capacitor C1 e sua função é bastante convencional. Ele vai cuidar de fornecer energia ao circuito nos semi-ciclos onde o diodo ceifar o sinal. Como já falado, veja a página sugerida na Wikipédia, bem como a página do Collin Mitchell sobre o Rádio a Cristal.

O Fone de Cristal

Apesar do nome, este fone não é um dispositivo semicondutor, como um diodo. É um auto-falante de alta impedância, necessário aqui, onde o circuito seria totalmente emudecido, atenuado, caso se utilizasse um alto-falante de baixa impedância. Este fone parece, visualmente, com aqueles fones baratos de radinho de pilha ou de tocadores de mp3. Não é a mesma coisa (aquele é um fone de baixa impedância, … 32Ω). Procure por fone de cristal e o vendedor saberá a diferença. Quando da apresentação das imagens do nosso protótipo, verás que me vali de um buzzer de cristal, daqueles utilizados em alarme. Para efeito de teste, se dispões de um, vale a pena, mas só para teste. Eles têm impedância elevada, mas o desempenho fica bem aquém daqueles próprios para escuta, que vêm em invólucro apropriado à morfologia do ouvido e o cristal é mais sensível.

Fone de cristal – Fonte: E-Bay

O fone de cristal é feito de material piezoelétrico, ou seja, tanto ele gera som ao receber alguma força atuando sobre ele como gera eletricidade ao ser pressionado. É o mesmo material daqueles acendedores de gás, onde um gatilho gera uma tensão mecânica sobre um cristal (normalmente de bário, ou de Cristal de Rochelle; os de Rochelle são mais intolerantes a umidade, por isso os cerâmicos têm a preferência, hoje em dia). Pode ser adquirido naqueles sítios de eletrônica, nas lojas de, claro, e nos sítios chineses, sendo que nestes a demora e excruciante, isto quando a encomenda não é extraviada. É um item raro, mas pode ser encontrado ou improvisado. Como não dispunha de um, no momento da feitura deste rádio, fiz um a partir de um “buzzer” de um aparelho. Funcionou. Nas imagens do radinho, ao final do artigo, veremos este fone improvisado.

O Resistor (Fixo, R1)

Este fone, já se disse, não pode “carregar” o circuito, então nem pensar em fone comum, de baixa impedância. O resistor R1 tem a função de casar as impedâncias na saída do sinal e na entrada dos fones. Ele pode ter sua resistência alterada, para se ajustar ao fone que adquiriste, ou, caso a impedância do fone de cristal não seja muito elevada, podes até suprimi-lo. Pode ser utilizado qualquer resistor, 1/8, 1/4W, etc.

A Antena

A antena é um item vilipendiado, principalmente se vês o mundo hodierno, e não como as coisas eram. Hoje, com efeito, nem nos damos conta da antena, da sua importância. Os rádios, mesmo os de AM, possuem antena interna, diminuta, geralmente de ferrite. As para FM, telescópicas, normalmente, só as erguemos se morarmos longe da emissora. Senão, mal percebemo-las.

Aqui, neste caso, não. A antena é quem vai “pescar” da emissora o sinal necessário ao radinho, já que, não é bom esquecer, ele nem dispõe de alguma amplificação. Tanto que temos de, obrigatoriamente, utilizar como detector e conversor um diodo de germânio, para evitar ao máximo a atenuação do já fraco sinal.

A nossa antena é bem simples, tão simples como aquelas utilizadas na Segunda Guerra, donde vem o nome destes rádios de trincheira, FoxHoles. É um fio de pelo menos 10 (dez) metros. Utilize uma garra jacaré, se disponível, pois faremos alguns testes nas derivações da bobina, procurando uma delas que proporcione melhor sinal. Após isso, pode enrolar o fio em definitivo na bobina. Abaixo, vemos um modelo antigo de antena que pode ser facilmente fabricado. Utiliza dois espaçadores para isolação e sustentação. Coloca-se a própria no comprimento do vão da casa, sobre o teto, e desce o fio do meio. Esta antena proporciona boa recepção em OM-AM-OC.

Antena AM Antiga
Antena para AM (OM, OC). Utiliza-se fio de malha, se disponível. Senão, pode ser utilizado cabinho.

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.