Quando dizemos ‘brincando’, estamos a falar a verdade. Em se considerando que a placa de circuito impresso (PCI) está pronta, a não ser que o usuário queira lhe fazer uma nova disposição ou “LayOut“, o que importa ora é aprender pequenos truques com o programa PCB. Iniciaremos o software, lembrando que, no caso do gEDA, os programas podem ser invocados só quando necessários, desonerando o uso de memória, mas, se o usuário trabalhar no modo ‘projeto’, todas as funções podem ser invocadas a partir de um módulo principal (mercê da sucintez, não veremos o modo ‘projeto’, mas as referências fornecidas ao final do nosso trabalho ora têm bastante informação sobre isso este modo de trabalhar com o gEDA).

Para baixar o esquema, clique na imagem à direita. Uma nova aba será aberta, se seu Navegador o permitir. A partir desta nova aba, salve o arquivo zipado e mexa à vontade.

Trata-se de um arquivo compactado, em formato .zip, contendo tanto o arquivo .sch, do GSchem, quanto o .pcb, do executável de mesmo nome. Invoque o PCB, chamando-o pelo seu nome, em caixa baixa. Se estivermos a correr um computador com GNU-Linux, Ambientes Gráficos GNome ou KDE, basta acessar o Iniciar Rápido da interface e digitar: pcb ou pode acessar o programa a partir do seu Grupo, como acontece em qualquer interface; no Windows, a partir do 7, o Iniciador Rápido é similar. Ao iniciar, o PCB exibe esta tela:

Tela do PCB Iniciado

Nela vemos o Menu, as Camadas (Layers), as quais podem ser acessadas diretamente pelo seu número (tecle “1” para acessar a camada superior, “6” para o fundo da placa, etc.), o grupo de Comandos (os quais, como se já falou, acessíveis via F1..F9 (F10 para Menus), F11, F12), os Estilos de Roteamento, lembrando que você pode criar os seus próprios, e armazená-los, e vemos, também a Barra de Status, com seu modo verboso, sempre nos trazendo informações bastante úteis. Iremos agora configurar os caminhos do PCB. Quando construímos um esquema, não estamos dizendo nada ao PCB de como iremos resolver os símbolos ou footprints. Como já se há falado, o gEDA tem dois modos de resolução de footprints: M4, obsoleto, baseado em macros, e o NewLib, o modo atual, onde cada footptint é um arquivo em separado, com todas as informações necessárias para a resolução de packages ou footprint ou apresentação. O modo M4, malgrado obsoleto, é mantido por compatibilidade reversa e é possível que seja descontinuado nas próximas versões do gEDA. Daí é importante começar a trabalhar olhando para o futuro da suíte.
Se se trabalha em linha da comando, no GNU-Linux (CLI), ao passar os parâmetros para o gsch2pcb, é possível informar os diretórios onde se encontram os arquivos NewLib, com o parâmetro “-d <diretório>“. Mas, como iremos, neste tutorial, “brincar” com o PCB, aprenderemos a informar ao próprio aplicativo os caminhos das informações NewLib, como já disse, para cada package ou footprint, há um arquivo informando todos os parâmetros de encapsulamento dos dispositivos.

Com a tela inicial do PCB, acione Arquivo → Preferências → Bibliotecas. A seguinte tela aparecerá:
Tela PCB Configuração
Vemos aí o local onde serão resolvidos nossos símbolos particulares ou aqueles baixados da Internet. Informamos, aqui, numa sintaxe típica da informação de uma “Path“, de Ambiente de Trabalho. Separamos os diretórios por “:“, como esperado. É bastante usual ter um diretório, sob o seu “home“, com o nome “gaf” (gEDA And Friends). Após informar sua via de bibliotecas, saia do PCB, pois o programa só reconhecerá os novos caminhos após ser reinicializado. Agora podemos carregar o nosso arquivo baixado. Se o PCB não reconhecer algum dos “packages“, uma mensagem será emitida e você verá, claro, que algo não está na tela. Refaça, caso necessário, a configuração.

Anúncios

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s