Abriremos um arquivo esquema ou captura a partir do PCB, para treinarmos um pouco. Aponte para o Menu Arquivo e acione “Abrir LayOut de Esquema” ou similar, já que, dependendo da tradução, o Menu pode ser ligeiramente diferente. Abra o arquivo charger.batt.12v.univ.sun.simple.sch. Ao carregar, se o PCB emitir qualquer mensagem, significa que a sua “path” de símbolos não está corretamente configurada. Vemos como configurar na tela anterior. Por ora, é importante testar as funções de roteamento. Observe que o programa coloca aleatoriamente os footprints, não da forma como está a placa já roteada. Isso acontece com todos os softwares de roteamento. Ele está “esperando” que nós façamos a disposição inicial. Observe a imagem:
PCB sem Roteamento
Acione o Menu Seleção → Dispersar Todos os Componentes. Observe que estão agora todos perfilados no início da Janela de Trabalho. Clique e arraste alguns componentes, utilizando as imagens da placa já roteada, ou, se preferir, para posições aleatórias, afinal estamos testando. Aponte agora para Conexões → Otimizar Ninhos de ratos (RatsNets). Experimente, sem utilizar o rato, acionar as teclas E, O (Erase, Apague RatsNets; Optimize Ratsnets). Como se disse antes, com atalhos fica muito fácil. Os Ninhos de Rato são as conexões feitas pelo programa de captura. Agora acione Conexões → Rotear Automaticamente Todos os RatsNets. Experimente mexer com os Estilos de Roteamento. O Botão “Estilo de Rotas” permite que se crie um estilo além daqueles default. Brinque um pouco, aumentando ou diminuindo as ligações. Coloque o rato sobre alguma trilha ou via e prssione S algumas vezes. Pressione, sem tirar o rato do lugar, Shift + S. Utilize a função Linha (a partir do bloco de comandos, à esquerda, ou via F2). Tente traçar uma linha entre um Rat Net e seu destino. Se a placa já estiver roteada, utilize o Menu Conexões para desfazer o roteamento. Teste bastante. Este software é muito poderoso. Ao começar a utilizá-lo, veremos como há recursos no gEDA e em seus aplicativos.

A partir dos arquivos baixados, aponte para o Menu Abrir e aponte para o diretório onde baixamos os arquivos-exemplo. Abra o arquivo charger.batt.12v.univ.sun.simple.2.pcb e veremos que o roteamento é tal qual a placa, cuja imagem veremos a seguir:
Placa do Carregador Pronta

Esta placa foi gerada no PCB, Menu Exportar. Ela apresenta todas as camadas de fundo e só iremos precisar corroer, com percloreto de ferro, as partes em verde claro (as partes em verde escuro serão cobertas por algo resistente ao ácido). Como está, esta placa já poderia ser corroída via processo fotossensibilizante, mas, caso vá fazê-la manualmente, não proteja a camada mais clara. Abaixo, vemos a placa sem a camada protetora, só com as trilhas e as vias, em tamanho natural, pronta para corroer:
Tela Roteada Sem Silk

Concluímos aqui o nosso tutorial. Na próxima página forneceremos linques de acesso para complementação de conteúdo. Lembrando que todos estão convidados a enviar suas impressões, sugestões e dúvidas sobre o nosso trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário, se desejado. Pode utilizar formatação HTML, idem.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s